15 de Fevereiro, 2017
Tomar ou pular o café da manhã?
Tomar ou pular o café da manhã?
Um novo estudo randomizado foi realizado com o objetivo de determinar os efeitos do consumo de café da manhã sobre a ingestão de energia, atividade física, peso corporal e gordura corporal em mulheres que não tomam café da manhã habitualmente, durante um período de quatro semanas.
O estudo avaliou 49 mulheres randomizadas para uma de duas condições: tomar café da manhã ou não. As que ficaram no grupo do café da manhã foram obrigadas a comer pelo menos 15% de sua necessidade diária de energia antes das 8h30 da manhã. As que ficaram no grupo sem café da manhã não consumiram energia até depois das 11h30 da manhã. O peso e a gordura corporal foram avaliados no início e após quatro semanas de intervenção.
Os resultados do estudo mostraram que a exigência de tomar café da manhã entre as pessoas que normalmente não o ingerem resultou em maior ingestão calórica e ganho de peso. A pesquisa futura deve avaliar esta relação por um período de tempo mais longo para ver se adicionar o café da manhã à dieta das mulheres que geralmente não tomam resulta em mudança adaptativa do comportamento sobre o tempo.
"Portanto, se você gosta de tomar café da manhã, não há muitas dúvidas que deve permanecer assim, e no caso de querer perder peso, não deve suprimir essa refeição. Há inclusive estudos que mostram uma série de alterações metabólicas negativas em pessoas que costumam tomar café e deixam de tomar propositalmente, para reduzir calorias", destaca o diretor da Abeso, Bruno Halpern.
Por isso, o mais importante num tratamento para perda de peso é individualizar. Regras gerais não servem. Cada pessoa tem uma história e habito.
Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade - ABESO