Sobre a Esporotricose
A esporotricose é uma doença da pele que atinge indivíduos que residem em países de clima tropical e subtropical, como o Brasil. Preocupada com a proliferação da esporotricose, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) faz campanha para esclarecimento e conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico da doença, que vem se espalhando silenciosamente pelo país.
Conhecida popularmente como “a doença do gato”, a esporotricose é uma micose causada por um fungo que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira. Além de atingir seres humanos, também acomete várias espécies de animais silvestres e domésticos, principalmente gatos e cachorros.
“Enquanto os cachorros adquirem uma forma de baixa virulência, semelhante à dos humanos, os gatos geralmente adquirem uma forma grave e disseminada da doença”, explica a coordenadora do Departamento de Micologia da SBD, Regina Casz Shechtman.
Sendo assim, a transmissão mais comum da doença é por felinos. Quando o ser humano tem contato com o gato contaminado, por meio de arranhões, trato respiratório ou contato com lesões na pele, esse indivíduo pode adquirir a esporotricose zoonócia.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Dermatologia