14 de Setembro, 2015
Pesquisa identifica óleos mais saudáveis para cozinhar
Uma pesquisa realizada pela série da BBC Trust Me, I’m a Doctor, com alguns moradores de Leicester, na Inglaterra, analisou uma variedade de gorduras e óleos para cozinhar. Foram avaliados: óleo de girassol, óleo vegetal, óleo de milho, óleo de canola, azeite, manteiga e banha animal.
As amostras coletadas dos óleos e das gorduras foram enviadas para a Leicester School of Pharmacy, na Universidade de Leicester, onde o professor Martin Grootveld e sua equipe fizeram um experimento paralelo para avaliar qual óleo seria considerado o mais saudável para o organismo.
Os resultados mostraram que os óleos de girassol e de milho são bons desde que não sejam submetidos ao calor, como ao fritar alimentos ou cozinhar algo. Ao fritar ou cozinhar em uma alta temperatura, próximo de 180°C, as estruturas moleculares mudam. Os óleos que eram ricos em poliinsaturados – o de milho e o de girassol – geraram altos níveis de aldeídos. O consumo de aldeídos, mesmo que em pequenas quantidades, tem sido relacionado a um risco de doenças do coração e câncer.
Os pesquisadores concluíram também que o azeite e o óleo de canola produziram muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. Isso acontece porque esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor.
Fonte: www.abran.org.br