Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00
(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076
Hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Todos eles são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas, como a prática esportiva, a meditação e durante dores intensas. Entre os hormônios da felicidade mais importantes estão a serotonina, a endorfina, a dopamina e a oxitocina.
Ficou curioso? Conheça a seguir cada um dos hormônios da felicidade e aprenda o que fazer para melhorar a produção desses quatro neurotransmissores.
Dizemos que a endorfina é oficialmente o hormônio da felicidade, porque ela age em células específicas e da sensações de bem-estar e disposição. Dessa maneira ficamos mais felizes. E ser feliz é um estado de espírito muito bom para a saúde, pois estimula o sistema imunológico, diminui o estresse e ainda por cima combate o envelhecimento.
Para isso, mande ver na produção dele ao fazer certas atividades:
- Faça exercícios físicos
- Coma chocolate, com moderação
- Dance
- Cante
- Trabalhe em equipe
A serotonina ajuda a equilibrar o humor e dá um impulso benéfico para a vida sexual, apetite, sono, memória, aprendizagem e temperatura. Além disso, media funções fisiológicas importantes, como os movimentos peristálticos, a manutenção da circulação sanguínea e a integridade cardiovascular.
Para estimular a serotonina:
- Coma alimentos ricos em triptofano, como tomate, vinho tinto, banana, carnes magras
- Cuide de si
- Tome banho de sol
- Medite
- Entre em contato com a natureza
A dopamina é um hormônio da felicidade que causa a sensação de bem-estar e de prazer. Mas esse é um prazer diferente daquele da serotonina. Esse está mais ligado com o ciclo de recompensa, de você alcançar um objetivo e ter aquela sensação boa de conquista.
Por isso, uma das melhores maneiras de estimular a produção da dopamina é definir metas e celebrá-las ao final, além de:
- Praticar exercícios físicos
- Reforçar o sistema antioxidante
- Meditar
Também conhecido como o hormônio do abraço ou do amor, a oxitocina está ligada aos comportamentos maternos. Ou seja, é responsável pelo desenvolvimento de relações emocionais. Ela também está envolvida no mecanismo corporal do parto em mamíferos.
Esse hormônio da felicidade gera sentimentos de calma e segurança. Por isso, é importante na hora de regular a ansiedade.
Pra estimular a oxitocina é muito fácil:
- Abrace demoradamente
- Tenha relações sexuais
- Tome sol
- Relaxe
- Dê presentes e presenteie quem você ama
Esses hormônios da felicidade são muito importantes para o nosso corpo e o melhor: são todos naturais. Por isso, se você estiver com tudo isso em alta é só aproveitar a vida, com saúde física, mental e bem-estar.
Confira mais notícias no blog da Clínica UnaVita