A cirurgia bariátrica vem sendo apresentada, em algumas ocasiões, como a “solução ideal” para casos de obesidade.
As cirurgias podem ser divididas em dois tipos: o primeiro, onde há uma redução do tamanho do estômago e o segundo tipo de Cirurgia Bariátrica é a disabsortiva. Neste caso, o paciente tem mais liberdade de comer maior quantidade de alimentos, já que não há grande diminuição do estômago que fica com 2/3 do seu tamanho. O que funciona aqui é o grande desvio do alimento, que vai para o intestino grosso.
Quais os cuidados a serem tomados antes e depois da operação?
Depende de cada caso, mas há uma regra geral: avaliação clínico-laboratorial com exames de sangue, radiografia de tórax, ultra-sonografia e ou tomografia do abdômen, avaliação cardiológica, endoscopia digestiva e pesquisa de H. Pylori e avaliação de função respiratória que será quão mais aprofundada quanto mais obeso ou complicado seja o caso. Caso o paciente tenha alguma doença que necessite tratamento e controle prévio a cirurgia será adiada até que se obtenha a melhor condição clínica.
Confira essa e outras notícias no nosso portal:
Clique aqui
Fonte: www.endocrino.org.br/cirurgia-bariatrica-mitos-e-verdades/
Texto por: Dr. Amélio F de Godoy Mattos - Chefe do Serviço de Nutrologia e Metabologia do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE).