No viés de tudo o que sempre foi dito sobre o chocolate, pesquisas apontam que o chocolate pode proporcionar uma série de benefícios para o organismo.
Porém, para que isso aconteça o alimento precisa contar com pelos menos 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, ser um chocolate amargo e deve ser consumido com moderação. Entre os pontos positivos do chocolate amargo destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares
e de câncer.
AUMENTA A SENSAÇÃO DE SACIEDADE
O chocolate ajuda você a se sentir mais satisfeito e não exagerar na comida.
Pesquisas realizadas mostraram que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que é responsável por aumentar a sensação de saciedade.
MAIOR PROTEÇÃO CONTRA DERRAMES
O cacau é bastante rico em antioxidantes que são capazes de reduzir a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o acidente vascular cerebral.
AJUDA A EMAGRECER
O chocolate pode ajudar você a emagrecer a partir do momento em que é inserido dentro de uma alimentação balanceada. Esta iguaria é rica em cafeína, que acaba por acelerar o metabolismo, ajudando a queimar calorias. Para isso, é necessário ingerir o chocolate amargo, que contém bastante cacau.
CONTROLA O COLESTEROL
O consumo do chocolate amargo pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Os antioxidantes ainda conseguem diminuir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.
ANTIENVELHECIMENTO
Por apresentar em sua composição antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. Por este mesmo motivo é que o chocolate é muito usado em cosméticos com efeito de regenerar, combater as rugas e o envelhecimento.
MELHORA O RACIOCÍNIO
A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral, de acordo com pesquisas com pessoas que consumiram 500 mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo.
Além disso, o alimento protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial. Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides. Essa substância é um poderoso antioxidante e proporciona todos esses pontos positivos para a saúde.