Você já se perguntou quais são os alimentos ideais para que o cérebro funcione da melhor forma possível? Então, fique atento a algumas opções mais que interessantes!
Embora o cérebro humano contribua para apenas 2% do peso corporal, ele é um dos órgãos que mais participa do metabolismo do organismo, responsável por controlar a consciência, os pensamentos, a memória e as emoções. De acordo com Carolina Hunger Malek-Zadeh, nutricionista e especialista em Nutrição Clínica, os principais combustíveis para o bom funcionamento cerebral são a glicose e o oxigênio.
“Com relação a ela, é necessário que o sangue tenha entre 70 e 120 mg/dL, mantida com uma alimentação adequada e organizada. Quanto ao oxigênio, a prática de atividade física pode contribuir. Somado a isto, o cérebro também precisa de gorduras boas, já que estas representam uma parte significativa do tecido cerebral”, explica Carolina, que atualmente faz parte da equipe de profissionais da Clínica UnaVita.
No geral, uma alimentação saudável, com consumo de todos os grupos de alimentos (incluindo a água), associada à pratica de atividades físicas frequentes, auxiliam no bom funcionamento da mente. No entanto, a nutricionista ressalta que, antes ou durante os momentos de estudo, por exemplo, é bom evitar alimentos gordurosos e refeições “pesadas”. “Elas estimulam o processo de digestão, desviando o fluxo de sangue do cérebro para o trato gastrointestinal, causando sonolência e falta de atenção, já que a oxigenação do tecido cerebral fica reduzida. O ideal é fazer refeições leves e frequentes para favorecer a concentração e o aprendizado”.
Fonte:
Revista Zumm