06 de Abril, 2016
Nutricionista Carolina Malek - A prática do exercício físico aliada a uma alimentação saudável.
A alimentação é algo que pode contribuir negativa ou positivamente, dependendo de como é realizada. Uma alimentação habitual excessiva, rica em alimentos industrializados, embutidos, processados, gordurosos e açucarados pode contribuir para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Várias evidências comprovam a influência de uma alimentação não saudável em doenças crônicas não transmissíveis, incluindo o câncer. A obesidade, por exemplo, está relacionada a mais de 10 tipos de câncer. Já uma alimentação saudável, equilibrada, com consumo de alimentos naturais e ricos em nutrientes leva a um melhor funcionamento do organismo em muitas situações: melhora o humor, estimula o bom funcionamento da imunidade, aumenta capacidade de cicatrização, auxilia no exercício físico.
Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e têm se interessado por mudanças no estilo de vida, dentre as quais estão a atividade física em geral e a alimentação adequada. Em alguns casos, a busca excessiva pela perda de peso ou melhora da aparência de um modo geral, faz com que os praticantes de exercícios físicos desconsiderem a importância de uma alimentação adequada e saudável e tenham resultados desfavoráveis e, muitas vezes prejudiciais à saúde. Considerando o exercício físico, é importante ter cuidado com a alimentação em geral, mas principalmente antes e após a atividade. Durante o exercício, o organismo necessita de energia, a qual é proveniente dos alimentos consumidos. Assim, cerca de uma hora antes do treino, é importante que haja uma refeição composta, principalmente, por alimentos fontes de carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, os quais serão responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo durante todo o tempo. Tais carboidratos estão presentes nos pães, cereais e massas integrais, por exemplo.
Logo após a atividade física, é importante que a energia gasta seja reposta. Por esse motivo, a refeição desse momento deve ser composta por alimentos ricos em carboidratos de índice glicêmico mais alto, como pão branco, arroz branco, frutas, tapioca, etc, os quais fornecem energia de forma mais rápida. Nesse momento, além do carboidrato, é importante também consumir alimentos fontes de proteínas, como leite e iogurte desnatados, queijos magros, carnes e ovos, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração muscular.
Além da alimentação, a hidratação também tem sua importância e está relacionada diretamente ao desempenho no treino. O organismo só funciona adequadamente se estiver hidratado!
A prática do exercício físico aliada a uma alimentação saudável, ambas realizadas sob orientação profissional, são capazes de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Manter o corpo em movimento e comer bem traz benefícios físicos, psicológicos e sociais, melhorando quadros de depressão, melhorando o humor, a autoestima e a coordenação motora.
Considere seus objetivos. Alimente-se de forma adequada e com orientação profissional.