Segunda a Sexta: 07h00 às 19h00
Sábado | 07:30 às 12:00
(16) 3441-1077 | Principal
(16) 3441-1076
O exame de Bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal.
Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchado ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.
Vantagens
A BIA é um método não invasivo, rápido, com boa sensibilidade, indolor, usado para avaliar a composição corpórea, baseado na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude (500 a 800 mA) e de alta freqüência (50 kHz), e que permite mensurar os componentes resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase.
O aparelho calcula:
• Real % Gordura Corporal e Peso Gordura
• % de massa magra e massa magra corporal
• Peso total
• % Água Corporal
• Taxa Metabólica Basal (TMB) – Quanto você gasta em calorias por dia.
• Índice de Massa Corporal
• Relação cintura / quadril
O que é o exame de Bioimpedância (BIA)?
Avalia o percentual de gordura, percentual de massa magra e hidratação, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade.
É um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.
Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos. As medidas freqüentes das dobras cutâneas com um adipômetro de precisão complementam as informações da bioimpedância.
Para realizar o exame, é necessário tomar algumas medidas para o exame não ter erros:
Contra-Indicação absoluta para a realização do teste: portadores de marcapasso e gestantes
Beba 2 litros de água no dia anterior. O nível de desidratação e a temperatura ambiente também podem apresentar alguma influência na qualidade das informações. A hipoidratação ou hiperhidratação altera as concentrações eletrolíticas normais do corpo, que por sua vez afetam o fluxo da corrente. A perda de água corporal através da perda de suor do exercício ou pela restrição hídrica voluntária acarreta em uma estimativa menor do percentual de gordura corporal; a hiperhidratação produz o efeito oposto superestimando a gordura corporal.